quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Sugestão de Leitura #5 - “O Museu” de Susan Verde com ilustrações de Peter H. Reynolds


Nos museus, fascinam-me aquelas histórias que os guias nos contam e que nos parecem sempre o segredo mais bem guardado de todos… Este entusiasmo sempre me foi transmitido pelos meus pais que queriam visitar os museus e lá arranjavam uma maneira de me entreter. Ora diziam para observar as cores do quadro e o céu que não tinha só um tom de azul, ou diziam que não gostavam do quadro porque parecia triste, ou questionavam-me sobre como teria sido aquela obra feita, como o artista teria pintado e porquê… Enfim, lá iam eles conseguindo que eu palmilhasse todas as salas dos museus sem perguntar muitas vezes: “Ainda falta muito?”… Eu só me lembro de gostar, de querer ir e do gosto pelas obras e pelos seus autores ir crescendo… Quando vi o livro “O Museu” de Susan Verde, não pude deixar de me sentir nostálgica por este tempo em que era criança…
Quando, no fim do livro li as razões que levaram a autora a escrevê-lo, tive ainda mais certeza que tinha que vir aqui falar-vos sobre ele.

“Durante uma visita a uma exposição de arte em East Hampton, Nova Iorque, um dos meus filhos pôs-se a observar uma pintura de natureza morta, e de repente ficou esfomeado! Na tentativa de distraí-lo dos ruídos do seu estômago, comecei a criar um poema sobre como cada obra de arte que observamos gera em nós diferentes emoções.(…)” (Susan Verde)


E é mesmo isto! Cada obra de arte é única e por isso cada uma delas desperta sentimentos diferentes.

Este livro explora precisamente isso e com as ilustrações de Peter H. Reynolds, essa descoberta torna-se ainda mais real, mais emotiva e cheia de movimento.


Um livro que vale a pena ler aos filhos ou alunos antes, durante e depois de uma visita a um museu. Nele encontramos uma série de motes para reflexões em grupo, para atividades que explorem não apenas os autores de obras de arte ou a arte em si mesma com as suas cores e formas, mas também os sentimentos que elas despertam em nós. Podem também espreitar o guia que Susan Verde disponibilizou para para este livro aqui.

Conheçam melhor a autora Susan Verde aqui e o ilustrador Peter H. Reynolds aqui.

Já me imagino a saltitar n' A Noite Estrelada de Vincent van Gogh!


Bons Momentos e Boas Leituras!






1 comentário:

  1. Olá onde vc comprou este livro em português?
    Gostaria de adquiri-lo também :)

    ResponderEliminar