sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Atividades de Fim de Semana #13 - Descobrir "O Museu"

Ainda a propósito da sugestão de leitura do post anterior, “O Museu” (de Susan Verde com ilustrações de Peter H. Reynolds) leva-nos a descobrir autores como Edgar Degas, Vincent Van Gogh, Claude Monet, Paul Cézanne, Auguste Rodin, Pablo Picasso, Joan Miró, entre outros…

A Primeira Bailarina
Edgar Degas
- Museu de Orsay (Paris)
A Noite Estrelada
Vincent van Gogh - Museu de Arte Moderna (Nova York)

Impressão, nascer do sol
Claude Monet - Museu Marmottan Monet (Paris)
O Pensador
Auguste Rodin - Museu Rodin (Paris)

A Mulher que Chora
Pablo Picasso
- Tate Gallery (Londres
)
Sugestões de atividades de dinamização do livro:
- Mostrar as imagens das obras mencionadas no livro e as crianças conseguirem identificar os autores nas ilustrações;
- Fazer uma aula de expressão motora em que se vai imitando os movimentos da personagem da história;
- Reproduzir as obras dos autores com vários materiais;
- Pesquisar sobre os vários autores das obras e descobrir, por exemplo, onde nasceram e identificar esse país no mapa.
___________________________________________________________________
Sempre me interessei pelos desenhos, pelas pinturas, pelas cores e pela mistura de tudo isto… Dizem-me que este gosto nasceu comigo, mas a verdade é que acho que também fui incentivada a gostar de arte. Desde muito cedo os meus pais me levaram a museus. Viemos viver para Portugal quando era pequena e durante algum tempo fomos turistas no país onde vivíamos: Lá andávamos nós aos fins de semana de máquina na mão a descobrir museus e cidades portuguesas.
Por vezes viajamos para tão longe e esquecemo-nos de que o nosso país tem tanta coisa para nos oferecer. Hoje em dia, quase todos os espaços culturais têm um serviço educativo com propostas que incluem as crianças e as famílias para que a experiência cultural seja ainda mais enriquecedora e significativa.

Porque hoje é sexta-feira e também porque já andamos a pensar que programas fazer com as crianças nas férias de Natal, selecionei alguns exemplos de museus com atividades educativas, espero que gostem! =)




Bons Passeios e Bom Fim de Semana!

Sem comentários:

Enviar um comentário