sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Atividades de Fim de Semana #12 - LISBOA: Um olhar diferente...

    1. Praça do Império / 2. Cais do Sodré / 3. Avenida da Liberdade
    4 e 5. Baixa de Lisboa / 6. Padrão dos Descobrimentos / 7. Bairro Alto

    Fotografias retiradas daqui.
Com certeza já andaram por Lisboa a olhar para o chão, a admirar a calçada portuguesa. Sim, é verdade que por vezes escorregamos nela, mas pronto... Isso agora não interessa nada... Hoje só interessa falar na sua beleza, no preto e branco que afinal já é moda há muitos séculos... (Todos dizem que esse duo black and white foi ideia de Coco Chanel, mas eu tenho cá para mim que ela se inspirou em terras lusas! =D)

O olhar diferente que venho propor é quase uma caça ao tesouro... Quando forem a Lisboa o desafio desta vez é olhar para o céu e procurarem nos cabos dos elétricos letras... Sim, LETRAS!

Lisboa tem um tipo de letra oficial – LX Type – que foi inspirado no cruzamento aleatório dos cabos dos Elétricos. Este fim de semana lá vou eu andar de máquina fotográfica na mão a mirar para o céu! Porque não fazerem o mesmo?

Assim, está lançada a proposta para este fim de semana: um passeio por Lisboa com os mais novos e tentar descobrir letras na malha feita pelos cabos dos elétricos!

Proposta de atividade para crianças que estão a descobrir a escrita:
  • Será que conseguem encontrar a primeira letra do nome deles? E a do nome dos pais?
Proposta de atividade para crianças que já sabem escrever:
  • Podem ir ao site do Lx Type e experimentar escrever o nome que querem procurar e em baixo aparece o local onde essa letra se encontra. Podem traçar um trajeto no mapa de Lisboa e fazerem uma "caça às palavras".
Isto é ótimo para as crianças que estão a descobrir a escrita, é uma forma de as motivar com um jogo que se faz ao ar livre! ;)

Montagem retirada daqui.

O Pinguinhos de Leitura já lá esteve no site e experimentou, vejam:


Bons Passeios e Bom fim de semana!


Sem comentários:

Enviar um comentário