domingo, 30 de novembro de 2014

Atividades #1 - Calendário do Advento

Porque amanhã é o 1º dia do mês de dezembro, venho propor uma atividade simples: fazer um Calendário do Advento com colagens!

Amanhã começa a contagem regressiva para o Natal, o dia mais esperado do ano pelas crianças! Vá, confessem, por nós também...

- Imprimir o Pai Natal (aqui);
- Ir contando os dias, à medida que colam uma bolinha de algodão na barba do Pai Natal;
- No dia 24 penduram na árvore de Natal!

Retirado daqui.

Podem ver outras ideias de Calendários do Advento aqui.

Bons Momentos em Família!

sábado, 29 de novembro de 2014

5000 Visualizações!


"Onde Vivem os Monstros" - Maurice Sendak
Livro vencedor do prémio Caldecott Medal (1964)

Autor recebeu o National Medal of Arts nos EUA (1996)



Boas Leituras e Bom fim de semana!



sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Presentes de Natal #1

Gostamos de oferecer livros às crianças, mas nem sempre sabemos quais os melhores livros. Assim, decidi ir publicando aqui algumas sugestões para vos ajudar na escolha! ;)






A primeira sugestão vai para...
"Um Gorila" - Um livro para aprender a contar; (Kalandraka) de Anthony Browne
Este álbum ilustrado do Anthony Browne é um ótimo presente para uma criança que esteja a aprender a contar. Ajuda-as a descobrir os números com ilustrações muito realistas de espécies de primatas ameaçados.

Podem conhecer melhor este livro aqui.

Bons Momentos e Boas Leituras!










sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Atividades de Fim de Semana #13 - Descobrir "O Museu"

Ainda a propósito da sugestão de leitura do post anterior, “O Museu” (de Susan Verde com ilustrações de Peter H. Reynolds) leva-nos a descobrir autores como Edgar Degas, Vincent Van Gogh, Claude Monet, Paul Cézanne, Auguste Rodin, Pablo Picasso, Joan Miró, entre outros…

A Primeira Bailarina
Edgar Degas
- Museu de Orsay (Paris)
A Noite Estrelada
Vincent van Gogh - Museu de Arte Moderna (Nova York)

Impressão, nascer do sol
Claude Monet - Museu Marmottan Monet (Paris)
O Pensador
Auguste Rodin - Museu Rodin (Paris)

A Mulher que Chora
Pablo Picasso
- Tate Gallery (Londres
)
Sugestões de atividades de dinamização do livro:
- Mostrar as imagens das obras mencionadas no livro e as crianças conseguirem identificar os autores nas ilustrações;
- Fazer uma aula de expressão motora em que se vai imitando os movimentos da personagem da história;
- Reproduzir as obras dos autores com vários materiais;
- Pesquisar sobre os vários autores das obras e descobrir, por exemplo, onde nasceram e identificar esse país no mapa.
___________________________________________________________________
Sempre me interessei pelos desenhos, pelas pinturas, pelas cores e pela mistura de tudo isto… Dizem-me que este gosto nasceu comigo, mas a verdade é que acho que também fui incentivada a gostar de arte. Desde muito cedo os meus pais me levaram a museus. Viemos viver para Portugal quando era pequena e durante algum tempo fomos turistas no país onde vivíamos: Lá andávamos nós aos fins de semana de máquina na mão a descobrir museus e cidades portuguesas.
Por vezes viajamos para tão longe e esquecemo-nos de que o nosso país tem tanta coisa para nos oferecer. Hoje em dia, quase todos os espaços culturais têm um serviço educativo com propostas que incluem as crianças e as famílias para que a experiência cultural seja ainda mais enriquecedora e significativa.

Porque hoje é sexta-feira e também porque já andamos a pensar que programas fazer com as crianças nas férias de Natal, selecionei alguns exemplos de museus com atividades educativas, espero que gostem! =)




Bons Passeios e Bom Fim de Semana!

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Sugestão de Leitura #5 - “O Museu” de Susan Verde com ilustrações de Peter H. Reynolds


Nos museus, fascinam-me aquelas histórias que os guias nos contam e que nos parecem sempre o segredo mais bem guardado de todos… Este entusiasmo sempre me foi transmitido pelos meus pais que queriam visitar os museus e lá arranjavam uma maneira de me entreter. Ora diziam para observar as cores do quadro e o céu que não tinha só um tom de azul, ou diziam que não gostavam do quadro porque parecia triste, ou questionavam-me sobre como teria sido aquela obra feita, como o artista teria pintado e porquê… Enfim, lá iam eles conseguindo que eu palmilhasse todas as salas dos museus sem perguntar muitas vezes: “Ainda falta muito?”… Eu só me lembro de gostar, de querer ir e do gosto pelas obras e pelos seus autores ir crescendo… Quando vi o livro “O Museu” de Susan Verde, não pude deixar de me sentir nostálgica por este tempo em que era criança…
Quando, no fim do livro li as razões que levaram a autora a escrevê-lo, tive ainda mais certeza que tinha que vir aqui falar-vos sobre ele.

“Durante uma visita a uma exposição de arte em East Hampton, Nova Iorque, um dos meus filhos pôs-se a observar uma pintura de natureza morta, e de repente ficou esfomeado! Na tentativa de distraí-lo dos ruídos do seu estômago, comecei a criar um poema sobre como cada obra de arte que observamos gera em nós diferentes emoções.(…)” (Susan Verde)


E é mesmo isto! Cada obra de arte é única e por isso cada uma delas desperta sentimentos diferentes.

Este livro explora precisamente isso e com as ilustrações de Peter H. Reynolds, essa descoberta torna-se ainda mais real, mais emotiva e cheia de movimento.


Um livro que vale a pena ler aos filhos ou alunos antes, durante e depois de uma visita a um museu. Nele encontramos uma série de motes para reflexões em grupo, para atividades que explorem não apenas os autores de obras de arte ou a arte em si mesma com as suas cores e formas, mas também os sentimentos que elas despertam em nós. Podem também espreitar o guia que Susan Verde disponibilizou para para este livro aqui.

Conheçam melhor a autora Susan Verde aqui e o ilustrador Peter H. Reynolds aqui.

Já me imagino a saltitar n' A Noite Estrelada de Vincent van Gogh!


Bons Momentos e Boas Leituras!