sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

"Jardim do Lago, árvore n.º 5, 2.º ramo frente" #4

Mais uma aventura no Jardim do Lago. Esta história tem revelado mensagens para todas as idades. Cada episódio faz-nos refletir sobre o que somos e sobre o que queremos que as nossas crianças sejam. Obrigada J.M.
Episódio 4

– Bom dia, caras amigas!
A resposta foi um silêncio prolongado...
O gafanhoto quase se arrependeu da iniciativa. Teria sido inconveniente? Não, os dois insetos vermelhos com pintinhas pretas continuavam impávidos, no mesmo sítio do ramo. Estava explicado o seu silêncio: ainda dormiam.
Esperou mais uns minutos. Aproveitou para pensar no que tinha para lhes dizer, enquanto olhava em volta apreciando o jardim que, pouco a pouco, ia acordando.
– Bom dia, caras amigas! – insistiu.
A mais velha acordou, estremunhada, bateu com uma asinha na carapaça da amiga dorminhoca. As duas olharam, boquiabertas, para o gafanhoto: a mais nova porque nunca ouvira uma palavra ao seu vizinho “estranho”, a mais velha porque, depois do que a outra lhe dissera, não esperava esta saudação tão gentil.
– Bom dia, caro vizinho! – disseram em coro.
– Vejo que as amigas dormiram bem. Soninho profundo, ahn?
– É verdade, vizinho. Dormimos muito bem.
– Caras vizinhas, tenho para vos contar que ontem, sem querer, ouvi a vossa conversa...
Joana e Joaninha estremeceram.
– Mas até gostei do que ouvi. Descobri que a nossa relação iria mudar. E para melhor... E foi isso que me fez cumprimentar-vos e dizer-vos que tenho muita vontade de viver em harmonia na nossa árvore e sentir que dormem ao meu lado duas amigas.
– Obrigada. Ficamos felizes com o que nos disseste. E por te conhecermos. Já agora... como te chamas?
– Valentim. E as meninas?
– Eu sou Joana.
– E eu Joaninha.
– Vai um voozinho para comemorarmos a nossa amizade? – propôs Joana.
– De acordo. Hoje vamos até ao canteiro das dálias. Um... dois... três!
Joaninha contou até três para marcar o momento da partida, como fazem as crianças para começar uma corrida, um jogo, uma brincadeira divertida. Por coincidência, também estes amigos eram três. Embora o gafanhoto gostasse mais de se deslocar aos saltos, não quis fazer desfeita às suas novas amigas. Os três levantaram voo.
O pardalito mais novo, que acordara com o diálogo animado dos vizinhos do ramo, ficou a vê-los bater as asinhas animadamente até ao sítio combinado...
(continua)
J. M.

Sem comentários:

Enviar um comentário